• lápis de cor
“Pare, Pense e Siga a Jesus”
Decoração do Salão: placas de trânsito e placas iguais às de rodovias indicando vários caminhos; utilizar também as mesmas placas para indicar as atividades, a rotina do dia, identificação dos ambientes.Versículo: “Jesus respondeu: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14.6
Boas Vindas.
OraçãoQuebra Gelo (Brincadeiras)
Ensino do Versículo
Explicar o que o versículo quer dizer, o significado das palavras de forma clara. Todos deverão falar juntos o versículo, depois, meninas, meninos, obreiros e novamente todos juntos.
Louvor:
Músicas relacionadas com o tema central. Pare e pense.
Eu vou Parar, olhar e seguir a Jesus. (Música tema)
Como é bom ser criança.
A cada momento.
Eu quero e Deus.
Jesus está em todo lugar
Quebrantado (Versão Vineyard).
Pula, pula. Amor do nosso Deus.
História bíblica:
Objetivos: apresentar as crianças Jesus Cristo que é o Caminho que nos leva a Deus; Promover crescimento espiritual às crianças convertidas – Deus perdoa seus filhos você deve perdoa seu amigo. História para todas as crianças juntas, e depois, dividir em faixas etárias e promover uma reflexão mais aprofundada sobre o que foi falado, se ficou compreendido a história e, se for necessário, esclarecer as dúvidas. O ideal é que esse momento não ultrapasse 25 minutos!!!
Escolhendo o Caminho!
Texto bíblico: Lucas 15.1 a 32; Rm 12.1-2
Material Didático: Utilizar cartazes que serão montados à medida que a história é contada!Jesus contou a história de um homem rico que tinha dois filhos. Um dia, o filho mais moço disse ao pai que queria sua parte da herança. O pai repartiu os bens entre os dois. O filho mais novo pegou seu dinheiro e foi para um lugar bem longe. Ele desperdiçou tudo o que tinha ganhado do pai. Quando já havia gastado tudo, começou a passar fome. E o único trabalho que conseguiu foi o de cuidar dos porcos. Ele sentia tanta fome que tinha vontade de comer a comida que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada! Então ele lembrou que os empregados de seu pai tinham bastante comida e que poderia voltar para a casa e pedir ao seu pai que o aceitasse como um de seus empregados, pois não merecia mais ser filho dele (Professor falar do caminho que o filho escolheu longe do seu pai e assim somos nos andado longe de Deus). Quando ele ainda estava no caminho, perto de casa, o pai o viu de longe. Veio correndo e...deu um grande abraço! O moço pediu perdão e disse que havia pecado contra Deus e contra ele (neste momento professor deverá ler na Bíblia o versículo 21 explicar o que é perdão, pecado e quem é Deus, filho se arrependeu do que fez, pediu perdão e reconheceu que só o pai podia ajuda ló)
Clímax
O pai ficou tão feliz, e ordem para os empregados dizendo “Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés e também tragam e matem o bezerro gordo. Vamos começar a festejar Sabem que mais o pai disse ao seu filho e aos seus empregados, vamos ler na Bíblia? “Porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado. ”
Conclusão
ECNS - Quando estamos no caminho errado, andamos longe de Deus e fazendo tudo que não agrada a Deus. Mas quando eu entendo quem eu sou, me arrependo dos meus pecados e convido Jesus para ser Salvador e Senhor da minha vida e Ele muda o meu caminho agora sou filho de Deus então Deus me recebe como seu filho assim como o pai da nossa história que recebe seu filho com alegria.
ECS - Mas, você que já tem Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida tem andando Junto de Cristo Perdoando os amigos assim como Deus tem lhe perdoado? (Professor deverá dar alguns exemplos de perdão segundo as Escrituras com versículos bíblicos, sendo bem pratico).
Momento da Reflexão: Equipe
ECNS - Através da história bíblica neste momento cada líder de grupo deverá ajudar as crianças a entender as seguintes questões: O caminho com Deus: o que acontece - vida eterna (eu sei de onde vim e para onde vou quando morrer!); Cristo me ajuda a enfrentar as dificuldades; luz no caminho (consigo sempre enxergar, mesmo quando parece que está tudo escuro); - Quem é Deus? (A criança deve entender que Deus é Santo) - Quem eu sou? (Levar a criança compreender que é pecadora e estar a separa de Deus); - Jesus é filho de Deus (sacrifício de Jesus na cruz para pagar os meus pecados); - Salvação (levar a criança a entender que precisar arrepender dos seus pecados e aceitar a Jesus como salvador e Senhor de sua vida)
ECS – Como andar no caminho com Jesus? Perdoando, quando perdoou as pessoas como a bíblia ensina estou andando junto com Jesus no mesmo caminho. Pai perdoou ao filho e o recebeu com alegria!
Artes com as Crianças: Equipe
Nessa atividade vocês vão precisar de:
• barbante
• cola
• tesoura
• giz
• canetinha
• palito de sorvete
Eles montarão uma casinha com o pai na porta e o filho preso num barbante que irá sair e voltar dessa casinha. A casa e o filho devem ser impressos em sulfite 40, folha firme. As crianças irão recortar, pintar e colar um palito atrás da casinha e outro no filho pródigo (montado frente e verso, com o palito no meio). Depois, amarrarão um barbante longo no palito da casinha e no palito do filho, ligando os dois. A proposta final é que, de posse da casinha pronta, eles contem para as suas famílias a história do filho pródigo, pois a atividade é como um fantoche com cenário. Incentivem bastante as crianças a entregarem aos seus pais e encenarem para eles a historinha, usando a casinha, como uma forma de pregar o evangelho.
Lanche
Refrigerante e Pão com hambúrguer ou
Suco com bolo e Pipoca
Encerramento
Versículo
Louvor
Oração
Entrega dos versículos com panfletos evangelísticos.
By Eliana Franco - 01/01/17